terça-feira, 8 de julho de 2008

Bendito papo

Benedicto era o nome de meu pai. Quando eu era pequena, achava o nome cafona.

Agora virou chique. Meu pai era um homem chique. Apreciava as coisas boas da vida.

Foi ele quem me ensinou a cozinhar. Foi ele quem me mostrou que comer e beber bem são uma forma de se refinar o espírito.

Jenipapo é uma fruta bem brasileira. Recentemente, um amigo querido de Recife me trouxe uma garrafa do licor. Tinha um cheiro adocicado. Fiquei imaginando casas coloniais com grandes alpendres, onde os coroneis recebiam suas visitas e ofereciam um cálice do licor feito na propria casa. A imagem me me trouxe uma estranha nostalgia de um tempo que não vivi.

Sou uma cozinheira por vocação e de coração. Gosto de cozinhar e gosto de falar sobre comida.
Esquisita profissão essa nossa. O resultado de nosso trabalho exaustivo desaparece em questão de minutos.O maior troféu de um cozinheiro é um prato vazio. O maior elogio é o silencio de quem come.
Bemvindos ao meu blog. Bendito papo.....

Um comentário:

Eduardo Amaral disse...

Oi Maria Victória,
Isso aqui tá muito bom, assim como jenipapo em todas suas formulações. Por falar nessa fruta de aparência duvidosa, da próxima vez que for a Aracaju lhe trago um pouco de jenipapo seco. Uma delícia.
Bjs e sucesso. Lembranças ao Gentleman Leal.
==
Eduardo Amaral