quinta-feira, 24 de julho de 2008

Receber os amigos? NO Stress

Sempre gostei de receber e cozinhar para meus amigos em casa.
Compartilho algumas dicas que vâo contribuir com o sucesso de seu evento, ou pelo menos diminuir o stress no preparo.
Aí estão:

Convide sempre um número de pessoas que possa ser acomodado confortavelmente. Ë extremamente desagradável sentar-se numa ponta de sofá, equilibrar um prato de comida nos joelhos e se preocupar em não dar cotoveladas no vizinho.
- Verifique sua louça, copos, baixelas com antecedência. Veja se possui o suficiente para o número de convidados, se não há nenhuma peça lascada. Você terá tempo para suprir eventuais falhas.
- A toalha de mesa e guardanapos também devem ser vistos com antecedência, para que possam ser lavados, se necessário.
- Faça as compras para o jantar pelo menos três dias antes. Verduras, ervas, podem ser compradas no dia anterior.
- Antes de ir ao mercado, certifique-se de que há espaço suficiente em sua geladeira para guardar as compras do jantar.
- Se utilizar algum alimento congelado, descongele-o lentamente. As carnes podem ser tiradas do freezer dois dias antes e colocadas para descongelar na geladeira. Assim não perderão seus sucos.
- Tente descobrir as restrições e preferências alimentares de seus convidados. Servir goulash a um amigo que odeia pimentão é no mínimo uma crueldade.
- Evite experimentar receitas novas de última hora. Procure fazer aquelas que são o seu ponto forte.
- Verifique a disponibilidade e capacidade de seu forno e fogão. Se seu forno for pequeno ou fraco, você terá dificuldades para aquecer vários pratos ao mesmo tempo.
- Se não tiver empregados para auxiliar, faça receitas que não exijam trabalho para a finalização.
- Escolha sobremesas que possam ser feitas com antecedência. No caso de tortas, bolos ou pudins, desenforme-os meia hora antes da chegada dos convidados. É melhor mantê-los nas formas para economizar espaço e protegê-los.
- Prepare o máximo possível com antecedência. Só deixe para fazer na hora as etapas que não possam ser antecipadas (finalização de molhos, etc.)
- Antes de começar a cozinhar efetivamente corte, pese e separe todos os ingredientes e utensílios de que vai precisar.
- Deixe sobre a bancada de serviço somente o que vai precisar.
- Agrupe os ingredientes de acordo com as respectivas receitas.
- Limite o número de aperitivos, a não ser que esteja oferecendo em coquetel. A função destes é distrair os convidados enquanto esperam pelos outros, e garantir que não bebam de barriga vazia.
- Não retarde o jantar em função de um convidado atrasado. “Esperar muito tempo por um convidado retardatário é falta de consideração para com os que estão presentes”( Brillat-Savarin).
- Procure servir sempre bons vinhos. Hoje em dia, já há nos mercados uma boa variedade com qualidade e preços bons. Afinal, a vida é muito curta para se beber vinhos ruins.
- Lembre-se de que a felicidade de nossos convidados é de nossa responsabilidade, enquanto estiverem sob nosso teto.

Nenhum comentário: